O Laboratório Multiusuário do Departamento de Anatomia foi financiado pela FAPESP através de um edital Equipamentos Multiusuários (processo 2000/05530-8) e inaugurado em outubro de 2001, cujo responsável foi o Prof Dr. Jackson Cioni Bittencourt.
Essa aquisição foi consequência de uma proposta de modernização do Departamento de Anatomia, que ocorreu a partir do ano 2000, com a contratação de novos docentes pesquisadores, e da necessidade de implementar novas técnicas de análise em Biologia Celular e Molecular.
Foram adquiridos equipamentos para histologia, microscopia eletrônica e de luz, biologia molecular, equipamentos analíticos, dentre outros. Desde então, o Laboratório Multiusuário, nomeado Central Multiusuário do Departamento de Anatomia (MULTI-ICB3), que está em processo de integração à Central de Equipamentos Multiusuários da USP (USP Multi), faz parte da rotina da pesquisa do departamento e visa disponibilizar equipamentos e serviços de qualidade para sua comunidade interna, para o ICB e demais instituições da USP e fora da USP.
Essa estratégia foi absolutamente fundamental para o compartilhamento de equipamentos e recursos, o que otimizou sobremaneira os recursos públicos, ajudando a impulsionar a pesquisa de qualidade no Departamento de Anatomia.